terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Barcos da vida

Estávamos viajando, eu e ele. Em um barco. 
Vimos lugares lindos, descobrimos outros tantos. 
Aventuras, muitas aventuras.
Nós sempre juntos. Nós dois: e mais três pessoas, no princípio, que levamos em nosso barco até uma praia: a primeira já veio desde o começo e desceu rápido; a terceira entrou nesse momento, mas tambem desceu logo à frente; já o segundo veio desde o princípio conosco e se prolongou alguns meses sem saber quando descer, ate descobrir uma ilha agradavel onde ficar.
Depois que todos desceram tivemos nossos melhores momentos: ilhas, alto mar, praias maravilhosas. Sempre juntos. Só nós dois.
Porém, em algum momento que nao sei qual, nosso barco, que era simples, singelo, de madeira _ uma canoa na verdade_ começou a furar e entrar a agua do mar. 
Acho que esses furos foram o excesso de peso ao carregar tantas pessoas conosco. Pois ainda tiveram dentre eles o que esqueceu alguns objetos que julgo terem perfurado a madeira, quando estávamos deslumbrados com tudo o que víamos no caminho a dois.
Nos primeiros buracos eu sozinha consegui tampar. Enquanto ele, como de costume, ficou no remo, decidindo o rumo a tomar.
Entretanto foram surgindo cada vez mais buracos e sozinha eu ja não conseguia mais. Pedi que ele me ajudasse: deixe o remo um pouco, me ajude a manter o barco. Porém ele disse que nao podia, como podemos nos deixar à mercê da maré, simplesmente _ ele disse.
E surgiram mais buracos e a agua enchia o barco que ja nem andava mais, de tanta agua. Pedi para ele me ajudar. Porém ele, em uma atitude que penso ser desespero ou medo contidos, me afastou de todos os buracos que eu ainda conseguia tampar e disse para que eu deixasse o barco afundar e nós dois fôssemos juntos.
Eu, desesperada, nao queria a morte. Chorei. Insisti novamente que me ajudasse a salvar o barco. 
Ele se negou. 
Entao saltei no mar, me salvei. Enquanto o barco e ele se afundavam.
Então eu disse triste: vá barquinho, vá. Já que você consegue ir e eu não.

Marina Cangussu F. Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário